segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Módulo Rádio

Características do rádio:
- É um meio de integração social que atinge todas as camadas da população, sem distinção de classe social, onde todos podem ter acesso.
- A primeira transmissão de rádio ocorreu em 1922 no Rio de Janeiro. Roquette Pinto “acreditava no poder de levar cultura e educação ao povo”, isso só vem reforçar a importância do rádio na escola como fonte de conhecimento educação.
- Nos anos 40 e 50 era uma fonte de informação com grande credibilidade, visto que transmitia as mais importantes notícias ocorridas no Brasil, até mesmo em tempo real, mesmo porque era o mais conceituado meio de comunicação de massa.
- É utilizado como instrumento comunicativo e democrático, onde a comunidade e o povo têm acesso à participação ativa.
- Oferece uma transmissão seletiva através da programação e horário, onde o ouvinte pode selecionar o que deseja ouvir através dos horários de programação.
- Requer poucos investimentos para transmissão de informações, enquanto que a TV requer um maior investimento pela transmissão audiovisual.
- A mensagem e o ouvinte entram no ar quase que instantaneamente, onde o mesmo pode interagir ou enviar mensagens de maneira participativa opinando criticamente.
- O rádio chega aonde a TV não chega, tem acesso a todo e qualquer local em que às vezes a TV necessita de uma antena, sendo assim lugares distantes podem ter total acesso á informação, principalmente a área rural.
- Tem um maior acesso da população em 98% dos casos, enquanto que a TV 75%, por ser um meio de comunicação de fácil acesso a qualquer camada da sociedade facilitando a informação.
- Atrai e distrai o público, sem um esforço excessivo de concentração, pois trás informações distintas a qualquer momento do dia com fácil acesso e em qualquer lugar, até mesmo a caminho do trabalho, nesse mundo em que vivemos em função do horário.
Em relação às características relacionadas, o rádio pode ser na escola um estimulante recurso a ser desenvolvido no processo de ensino e aprendizagem, onde o professor pode explorar diversos conteúdos de acordo com o currículo, promovendo a comunicação e a construção do conhecimento.
Contextualizar o uso do rádio em seus aspectos sociais, culturais e educativos, pode ser uma iniciativa muito construtiva na escola, podendo melhorar a relação entre a escola e a comunidade promovendo uma participação crítica e igualitária dos indivíduos onde todos possam se expressar livremente.
Em sala de aula as atividades relacionadas ao rádio, podem ser desenvolvidas através de estudos dos diversos gêneros textuais como: textos informativos, receitas, cartas, histórias literárias, lendas, piadas e brincadeira de entretenimento, músicas, poesias, propagandas, notícias, tudo trabalhado através de modelos concretos apresentados aos alunos e depois produzidos e corrigidos por eles mesmos para ser transmitida a comunidade escolar e assim desenvolver a competência comunicativa dos alunos. 
Sendo assim, o rádio tem um grande poder de comunicação social e podemos plenamente incluí-lo na escola com fonte de aprendizagem e troca de conhecimento entre alunos professores e comunidade.
Referências:
Indicações bibliográficas do curso.


   O Rádio na Escola.  
                                            
Pensando nos conteúdos desenvolvidos no Ensino Fundamental, vejo uma grande possibilidade de se implantar uma rádio restrita na escola em que leciono, onde os alunos do 5º ano sejam responsáveis pela organização e transmissão da programação, mas que todas as séries possam participar de acordo com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
Trabalho com o 2º ano de alfabetização e em minhas aulas procuro apresentar os diversos gêneros textuais de maneira que os alunos os conheçam e  os identifiquem no contexto social.
Como estou trabalhando com o gênero textual receita, pensei em assistir e ouvir programas de culinária na TV e no rádio.  A partir daí, propor que os alunos pesquisem e tragam para a sala de aula uma receita preferida de suas mães.
Com o material coletado, propor ainda uma roda de conversa em que cada um fale sobre a receita que trouxe e organizar como um livro de receita em ordem alfabética. Após a organização das receitas impressas, criar um programa de culinária onde as receitas das mães sejam transmitidas através da rádio da escola, onde todas as séries poderão anotar as que lhe interessarem a cada dia montando um livro de receitas para levarem para casa.
Na criação do programa de culinária, será dado um nome e um dia para essa programação. Cada aluno irá transmitir a cada programa a receita de sua mãe, contando a história dessa receita, os ingredientes necessários e o modo de fazer explicando passo a passo.
Com esse trabalho creio que os alunos irão se envolver e participar com entusiasmo e prazer, pois poderão expor algo que é importante para eles e através do rádio será diferente e mais fácil, pois como estão iniciando no processo da leitura e escrita, não precisarão ler frente a um público, facilitando essa interação.
A escolha em desenvolver esse trabalho, foi por esse assunto estar incluído em meu planejamento e irá possibilitar o desenvolvimento da leitura e da oralidade, que é fundamental na alfabetização, trazendo também, segurança aos alunos por estarem sem um público e sim nos bastidores. Pois nesta fase eles sentem muita vergonha em ler ou falar frente a outras pessoas e esse trabalho vem favorecer no desenvolvimento dessas habilidades e competências, estimulando a expressão da fala.
Sendo assim, vejo esse projeto como um método eficaz mesmo na fase de alfabetização em que os alunos podem participar de diversas maneiras de acordo com a fase em que se encontram, basta o professor adaptar e utilizar esta mídia como ferramenta de aprendizagem no processo educativo de cada série. Fazendo então, com que o rádio seja um instrumento de informação em que trará benefícios para o ambiente escolar, envolvendo toda a escola e a comunidade na busca e na construção do conhecimento.

Projeto -  Rádio na escola.
Tema: Culinária.
Série: Ensino Fundamental – 2º ano.
Duração: Durante o Bimestre.
Objetivos:
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.
- Vivenciar a produção de um programa de rádio, contextualizado com o conteúdo de sala de aula.
- Pesquisar e coletar as informações a serem transmitidas.
- Selecionar e organizar as informações coletadas.
- Estimular a habilidade de comunicação oral.
- Editar informações.
- Estimular o uso das tecnologias variadas dentro do contexto curricular.
Desenvolvimento:
- Apresentar o projeto para a turma e como será finalizado, enfatizando a necessidade de divisão de tarefas.
- Informar sobre a história do rádio no Brasil.
- Momento de coletar as receitas com as mães.
- Organização e comentários sobre as receitas escolhidas e trazidas para a sala de aula.
- Digitar as receitas e organizá-las em ordem alfabética com um livro.
- Definir o dia e horário em que o programa irá para o ar na programação da rádio.
- Organizar e definir o cronograma da programação.
-Elaborar uma chamada para anunciar o programa nos dias que antecedem a estréia do programa.
- Distribuir tarefas.
- Elaborar um cronograma dos dias em que cada aluno irá transmitir a sua receita na programação.
- Elaborar um jingle para o programa.
- Ensaio para o primeiro programa.
- Gravar e ouvir o ensaio, revisando e comentando possíveis erros a serem mais bem elaborados.
- Apresentar o programa oficialmente, transmitido a toda escola através da Rádio Escola.
Recursos:
Equipamentos necessários para uma rádio restrita, gravador, microfone, máquina fotográfica.
Avaliação:
Através de observação diária no desenvolvimento das atividades, com base da participação individual e coletiva dos alunos.
Justificativa:
Decidi desenvolver este tema com o objetivo principal de estimular o uso das tecnologias variadas, desenvolver a comunicação a partir dos conteúdos existentes no planejamento, envolvendo a participação das mães e todos os alunos da escola.
Obs: Desenvolvi este projeto, mas ainda não foi aplicado por não possuirmos o material necessário para montar uma rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário