quarta-feira, 26 de outubro de 2011

TV Digital


A TV digital oferece programas de interação em tempo real, possibilitando uma participação ativa de análise crítica junto aos conteúdos, com qualidade de imagem.
Quanto ao trabalho na escola, poderiam ser desenvolvidos projetos de aprendizagem colaborativos, onde professores e alunos tivessem a possibilidade de assistirem a um vídeo sendo motivados a pesquisas, trocando conhecimentos e esclarecendo dúvidas em tempo real. Possibilitando inclusive, oportunidades de criar suas próprias reflexões, produzindo e expondo suas experiências e opiniões sobre determinado tema.
Na fase da alfabetização, temos uma enorme variedade de programas educativos na TV Cultura, onde as crianças têm a possibilidade de interatividade na construção do conhecimento.
Utilizo de vários programas da TV Cultura em minhas aulas como: Baú de Histórias, As Aventuras de Barney, Dora a Aventureira, As Aventuras de Bill Tampinha, Disney Art Attack onde o conteúdo passado está incluído no currículo e as crianças têm a possibilidade de interagir com os personagens durante o programa, pois eles cantam, dramatizam e passam informações sobre determinado assunto perguntando e dando um tempo para que as crianças participem.
Essa estratégia faz com que os alunos reflitam sobre o que estão assistindo, fazendo com que ao mesmo tempo em que estão se divertindo, possam estar aprendendo de maneira prazerosa e significativa.
Sendo assim, a TV digital seria um grande passo para uma educação de qualidade, enriquecendo o processo de construção do conhecimento e promovendo uma intervenção social coletiva na formação da cidadania.

Plano de Aula
Tema: Oficina de Criatividade.
Série: Ensino Fundamental – 2º ano.
Duração: Durante o Bimestre.
Objetivos:
- Valorizar as diferenças, fazendo com que as crianças se percebam como sujeitos que se diferenciam pelo desejo, idéias e habilidades pessoais.
- Aprender através da interação.
- Despertar a curiosidade.
- Atuar na construção do conhecimento.
- Desenvolver a criatividade e as habilidades manuais.
- Mostrar exemplos de com reaproveitar o lixo (sucata), preservando o Planeta.
- Valorizar e respeitar as diferentes habilidades dos alunos.
- Estimular o trabalho em equipe e a busca pelo conhecimento.
- Integrar a comunidade à escola.
Desenvolvimento:
- Apresentar episódios de programas sobre o assunto (As Aventuras de Bill Tampinha, Disney  Art Attack).
- Explorar o assunto oralmente.
- Formar equipes de trabalho e dividir tarefas.
- A cada episódio, contextualizar os temas propostos.
- Coletar e organizar as sucatas trazidas pelos alunos, aproveitando para falar sobre os tipos de materiais recicláveis.
- Fazer uma lista dos materiais necessários para o desenvolvimento das oficinas.
- Organizar um cronograma para a exibição dos programas, a realização das oficinas e a finalização do projeto.
- Registrar em vídeo todos os passos desenvolvidos durante o desenvolvimento das aulas.
- Organizar todos os trabalhos desenvolvidos em uma exposição com apresentação para os pais e a comunidade.
Recursos: Programas educativos sobre o tema, TV, vídeo, câmera fotográfica, filmadora.
Avaliação: Através de observação diária, com base na participação individual e coletiva dos alunos.
Justificativa: Sabendo-se que as produções artísticas e o desenvolvimento da coordenação motora são fundamentais para crianças resolvi abordar o tema contextualizando com o planejamento e valorizando as diferenças pessoais, respeitando os trabalhos dos colegas, incentivando o desenvolvimento da criatividade e a participação da comunidade junto à escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário