terça-feira, 18 de outubro de 2011

Xadrez Escolar utilizando Tecnologias.


Projeto

DESCRIÇÃO
Acreditando que as mídias possam mostrar o mundo e os conteúdos escolares de forma fácil e agradável, é preciso adaptá-las dentro do ambiente escola.
A falta de concentração, de estímulo ao raciocínio lógico e o uso do pensamento é uma preocupação atual das escolas, dificultando o processo de ensino e aprendizagem.
Sendo assim, esse projeto visa buscar estratégias pedagógicas utilizando as mídias existentes na escola, para um melhor desenvolvimento através da percepção visual, raciocino lógico e compreensão das regras do jogo num ambiente coletivo, pois é um jogo de difícil entendimento e através do lúdico e do visual a criança constrói uma aprendizagem significativa.

OBJETIVOS GERAIS
Viabilizar a integração das mídias nas diferentes áreas do conhecimento, incluindo-as nos conteúdos curriculares, observando e analisando o desenvolvimento dos alunos com o trabalho coletivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Incluir o jogo de Xadrez na escola como prática pedagógica no desenvolvimento do raciocínio lógico.
- Conhecer o jogo através de leituras pesquisadas na internet e vídeos educativos.
- Visualizar os movimentos das peças e as regras do jogo no computador através do data show coletivamente, observando e discutindo cada regra.
- Estimular o prazer pelo estudo através das mídias.
- Desenvolver o raciocínio lógico através da concentração, memória, antecipação e autocontrole, visuais e depois na prática.
- Aprender como jogar para serem multiplicadores de informação, ensinando a todos os colegas da escola.
- Trabalhar a competitividade e socialização.

SÉRIE/ ANO:
2º ano do Ensino Fundamental.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Língua Portuguesa, Matemática, História, Educação Física.
TECNOLOGIAS E MÍDIAS A SEREM UTILIZADAS
TV, DVD, internet para pesquisas, computador, livros, data show e blog para expor o desenvolvimento do projeto.

RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que os alunos aprendam a jogar Xadrez, compreendendo as regras que são difíceis, através do visual, internalizando as informações, socializando as habilidades adquiridas com os colegas e aplicando no cotidiano escolar. Com isso,exercitando o raciocínio lógico, ultrapassando seus próprios limites e adquirindo autonomia na aprendizagem.

2 comentários:

  1. O xadrez é maravilhoso, fico feliz em ver as crianças da era da tecnologia debruçadas no tabuleiro.

    Parabéns!

    Maristela

    ResponderExcluir
  2. Olá Maristela!
    O xadrez é um jogo que estimula o raciocínio e muito interessante para se trabalhar nas escolas.É um jogo difícil, mas o uso de tecnologias facilita a compreensão e aumenta o interesse das crianças.
    Bjs...
    Patrícia

    ResponderExcluir