quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Educação na Cultura Digital

 Educação na Cultura Digital / Artigo de Opinião.

A discussão acerca das necessidades educacionais no Brasil é relativamente antiga, estando associada à nova realidade social. Realidade essa, em que especialistas discutem a inclusão da cultura digital nas escolas.
Não é novidade que nossos alunos vivem inseridos no universo das tecnologias, por isso a importância do trabalho através das mídias nas escolas. É fundamental os alunos estudarem os conteúdos através das diversas mídias para que possam desenvolver o senso crítico, levando à reflexão sobre a prática da cidadania.
Dessa forma, é muito importante a escola colocar os alunos em contato com o maior número possível de gêneros impressos, para aumentar o vocabulário e o desenvolvimento na aprendizagem.
Existem diversos gêneros textuais da mídia impressa a serem abordados na escola, onde cada um deles exerce uma função social, para o incentivo da leitura e escrita. Cada um deles tem características próprias, em que o professor poderá incluir em suas aulas.
 Penso que, vivemos num grande conflito diante o assunto, em que as mídias devem ser incluídas nas escolas, mas ao mesmo tempo, nem sempre as escolas dispõem das condições necessárias para o desenvolvimento desse trabalho. A falta de acesso às mídias, espaço físico, professores preparados, materiais necessários e até mesmo segurança dos equipamentos nas escolas são aspectos que ainda impedem esse processo. Toda escola precisaria dessa estrutura para que houvesse uma inovação no ensino diante às mídias.
Consequentemente, com as novas tecnologias digitais que já fazem parte da cultura dos alunos, é necessário que as escolas e professores estejam preparados para incluí-las no currículo escolar, na busca de informações e esclarecendo dúvidas, na construção de um conhecimento crítico, reflexivo, coletivo e cidadão.

Referências:
www.ne.org.br.
Revista Nova Escola, Janeiro/ Fevereiro, 2011, nº 239. Seção – Fala Mestre! David Buckingham, p.42-44.


Nenhum comentário:

Postar um comentário