segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Imagem na Mídia Impressa

Tema: Leitura de Imagem.




Os Retirantes 1903 - 1962     Candido Portinari

Através da arte, pode-se ter uma síntese sensível da história de um povo. O homem tem como essência a capacidade de representar através da imagem momentos e acontecimentos, onde essa relação significativa com o mundo traduz em conhecimento através da imagem.
Nesta obra, Portinari representa no campo contextual uma família de nordestinos abandonando suas terras em busca de melhores condições de vida e dignidade, retratando a realidade social de um país onde grande parte da população vive sem rumo e ao relento.Nota-se a presença de figuras humanas, sendo homens, mulheres, crianças e idoso, podendo se interpretados como uma possível migração de um povo sem expectativa de vida.
No campo estrito do objeto a imagem de uma família sem estrutura, mas unida expressa a tristeza, sofrimento e angustia num cenário com o céu escuro, o chão seco, ossos pelo chão e as pessoas com poucas roupas rasgadas, extremamente magras, com aspectos de fraqueza e fragilidade, num olhar triste e sem esperança, famintos e sedentos de água, compaixão e sentimento de solidariedade.
Utilizamos de dois conceitos psicológicos para fazer a leitura de imagem, onde o reconhecimento no caso da obra de Portinari, mesmo que não tenhamos vivido o momento, podemos obter informações reais com detalhes do acontecimento através da imagem retratada pelo pintor.
Através da obra o pintor retrata a lembrança de um momento cultural histórico que vivenciou, denunciando a realidade brasileira, carregada de uma série de informações com riqueza de detalhes.
Segundo Jacques Aumont (1995), “coloca que a imagem, em última instância, tem por função garantir, reforçar, reafirmar e explicitar nossa relação com o mundo visual”.
Sendo assim, os estudos da imagem através da mídia impressa que estão muito presentes nos livros didáticos, são meios em que o indivíduo utiliza para reconhecer e refletir sobre determinada realidade ou pessoa, podendo reproduzir ou até mesmo recriar a realidade na busca pelo conhecimento.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário