quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Educomunicação

Pode ser definida com o encontro da educação com a comunicação num processo colaborativo e interdisciplinar. Tem como meta a construção da cidadania, com direito à expressão e comunicação para todos.
Na educomunicação, a relação entre a prática da cidadania, a escola e os recursos tecnológicos são fundamentais na ampliação do acesso à cultura e à informação de maneira crítica e reflexiva.
Desta forma a escola e a comunidade trabalham juntos na melhoria da vida escolar, promovendo a comunicação e a construção do conhecimento através de recursos tecnológicos.
ECOSSISTEMAS:
Um projeto educomunicativo tem por objetivo formar cidadãos mais críticos numa sociedade mais justa através das tecnologias, que quando aplicadas à educação, devem estar á serviço da humanização.
Ecossistemas comunicativos são técnicas que representam a organização do pensamento, do olhar e do ouvir, num sistema aberto de diálogo discutido coletivamente e decidido a respeito da vida num ambiente democrático e participativo.
As novas tecnologias devem ser incluídas na escola para melhorar a relação da com a comunidade e ampliar conhecimentos, promovendo a troca de ideias, a união, a participação e a comunicação aberta, refletindo sobre diversos problemas, onde as pessoas sejam respeitadas e reconhecidas por suas competências, proporcionando o respeito e a socialização do conhecimento.
Enfim, devemos colocar em prática as novas tecnologias com recursos pedagógicos, num espaço para ensinar, refletir, criticar e compartilhar ideias, ao invés de apenas transmitir conteúdos acabados.
PROTAGONISMO JUVENIL:
O rádio e a escola juntos envolvem relações interpessoais e grupais num contexto favorável, onde são necessários projetos comunitários, envolvendo escola e comunidade.
Para que esse projeto esteja bem estruturado é necessário promover uma participação crítica dos indivíduos, respeitando idéias e permitindo que todos possam se expressar discutindo seus problemas através de diálogos abertos.
Sendo assim, os alunos têm papel fundamental de comunicador com condições de aprender, vivenciar e transmitir comunicação, num contexto que estreitam as relações  entre a escola e comunidade de maneira favorável.
USO DO RÁDIO NA ESCOLA:
Apesar de não ser um recurso pedagógico adotado com frequência nas escolas, o rádio pode ser um recurso significativo no processo educativo.
Sendo assim, o uso do rádio na educação pode auxiliar nas relações entre a escola e a comunidade, a fim de promover relações a serviço da humanização e o exercício da cidadania de maneira democrática.



ATIVIDADE – (2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL l)
Tema: Receitas no rádio.
Objetivos: Com base na preocupação com o desenvolvimento da leitura e a escrita, a qualidade de vida e a reciclagem, trabalharemos com a comunicação através da produção de receitas, onde o reaproveitamento de alimentos trará benefícios à saúde e o meio ambiente.
Público alvo: Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I.
Duração da atividade: um mês.
Estratégias:
- Rodas de conversa, considerando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto.
- Conhecer o gênero textual a ser trabalhado e suas características.
- Pesquisar possíveis receitas, com a utilização das cascas de alimentos.
- Produzir, adaptar e selecionar receitas.
- Testar as receitas para que as outras pessoas possam utilizá-las com certeza de qualidade.
- Montar um livro de receitas e colocá-las no programa de rádio, para conscientizar a comunidade, quanto aos cuidados com a alimentação e o reaproveitamento de alimentos.
Avaliação: A avaliação deverá ser diária e contínua, através de observações, registros escritos e orais. Avaliar a participação e o envolvimento individual e coletivo no desenvolvimento das atividades.
Referências:
- Planejamento do 2º ano do Ensino Fundamental l, da E.M.E.I.E.F. “Maurício França Ferraz de Camargo”, no município de Piedade-SP.

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