quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Gestão Integrada de Mídias na Educação

Projeto: As Tecnologias de Informação e Comunicação no Ambiente Escolar.

Justificativa: Com a rapidez em que as informações circulam no mundo, o momento requer uma inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente escolar, facilitando a aprendizagem em diversos aspectos, criando um ambiente colaborativo de convivência digital e troca de experiências pedagógicas.
O projeto visa ainda, apoiar o trabalho de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental desenvolvido na escola e contribuir para melhoria da qualidade do ensino, auxiliando a equipe escolar em suas práticas pedagógicas, para que a escola e os conhecimentos nela adquiridos sejam de fundamental relevância para seus alunos.
Público Alvo: O projeto vem atender os profissionais envolvidos no processo escolar, beneficiando diretamente o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Objetivos gerais:
- Promover a integração e a socialização entre equipe escolar, comunidade e alunos, mantendo um ambiente coeso para o desenvolvimento de trabalhos educacionais através das diversas tecnologias.
- Identificar as mídias disponíveis na escola e a partir desse levantamento, criar condições para desenvolver habilidades e competências no uso das tecnologias no cotidiano escolar.
- Construir, compartilhar e desenvolver momentos relacionados à prática pedagógica junto às diferentes tecnologias.
- Aprofundar debates acerca das Tecnologias de Informação e Comunicação, incluindo-as no currículo escolar de maneira colaborativa e interdisciplinar.
- Incluir as tecnologias no trabalho administrativo, para facilitar o desenvolvimento e procedimentos de registro e informações.
Objetivos Específicos:
- Transformar as aulas em um processo permanente de aprendizagem contextualizada.
- Organizar e selecionar as tecnologias adequadas às diferentes séries e situações de ensino e aprendizagem.
- Identificar as potencialidades dos alunos na contribuição para compartilhar saberes científicos, sociais, emocionais, artísticos e tecnológicos.
- Refletir sobre a diversidade de informações tecnológicas, na busca do conhecimento e da aprendizagem significativa e compartilhada no ambiente escolar.
Metas: Facilitar e aperfeiçoar o trabalho pedagógico, na medida em que as mídias forem introduzidas de maneira interdisciplinar, favorecendo o aprendizado dos alunos na qualidade de informações de maneira crítica e reflexiva.
Fundamentação: Segundo MORAN (2002, p 64), “Um diretor, um coordenador, um professor tem nas tecnologias, hoje, um indispensável recurso ao gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas”.
Considero, para que ocorram contribuições significativas no ensino e aprendizagem dos alunos e equipe escolar, a mediação da equipe de gestão pedagógica e administrativa é fundamental, onde as tecnologias disponíveis devem ser exploradas por meio de propostas significativas, através de um trabalho compartilhado, inovador e interdisciplinar.
Metodologia:
- Estudos teóricos e atividades que permitam a troca de experiências da equipe escolar.
- Desenvolver trabalhos coletivos entre a equipe escolar e alunos, através de atividades interdisciplinares junto às tecnologias.
Selecionar materiais e tecnologias disponíveis no planejamento e desenvolvimento das atividades e conteúdos.
- Registrar e tabular dados periódicos referentes aos rendimentos, utilizando de sondagens, para assim, priorizar possíveis ações posteriores.
- Inserir as mídias no currículo escolar e administrativo.
Resultados Esperados: Que o projeto possa contribuir, proporcionando momentos de aprofundamentos teóricos para subsidiar a prática pedagógica junto às tecnologias na troca de experiências, visando momentos de reflexão e mobilização de recursos disponíveis para se alcançar resultados significativos.
Avaliação do Projeto: Será contínua, através de análise constante de informações durante o desenvolvimento do projeto, buscando de forma coletiva a melhoria do ensino e aprendizagem, atendendo as metas almejadas em questão, buscando o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas associadas ao uso das tecnologias.
Sistema de Divulgação: Este projeto tem o propósito de impulsionar debates, trocas de experiências e desenvolvimento da criatividade, onde idéias e resultados serão postados em um blog da escola para compartilhar e divulgar conhecimentos.
Cronologia: O presente trabalho será desenvolvido durante o ano letivo, na busca do conhecimento e possíveis reflexões em todos os momentos que se fizer necessário.
Orçamentos: Visando a realidade da escola, dispor primeiramente dos materiais e equipamentos tecnológicos disponíveis na escola.
Referências:
Revista Nova Escola, Fevereiro/ Março, 2011, n º 12.






Nenhum comentário:

Postar um comentário