sábado, 31 de dezembro de 2011

Convergência das Mídias.

Ubiquidade: Imersão na Informação.
                               
No mundo globalizado em que vivemos é cada vez maior o uso de recursos tecnológicos com o objetivo de facilitar as tarefas do cotidiano, podendo trazer transformações na área da educação.
Nas escolas o assunto vem sendo inserido lentamente com a necessidade de se adequarem a essa nova realidade, pois os maiores problemas são os da falta de infra-estrutura, suporte técnico e pedagógico e professores preparados para desenvolver esse trabalho.
Estamos diante da necessidade de introduzir o uso das convergências das mídias na área da educação, pois atualmente necessitamos transformar informações em conhecimento num  processo interativo de ensino-aprendizagem.
Vejo que esta transformação não dependem apenas do acesso contínuo dos alunos às redes digitais, são necessárias mudanças no modo de relacionarmos com o mundo e na maneira de ensinar, aprender e interagir nas escolas.
Uma escola virtualizada necessita além de acesso às redes digitais, profissionais preparados para desenvolver um currículo voltado para a convergência das mídias, dando lugar ao novo, onde alunos e professores possam compartilhar conhecimento, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo na busca pelo conhecimento, favorecendo a capacidade de comunicação e interação nas redes sociais.
Uma escola virtualizada tem como base a convergência das mídias, dispondo de acesso ás tecnologias necessárias, onde as relações educacionais tornam-se mais dinâmicas, interativas e desafiadoras, enriquecendo o ambiente educacional.
Sendo assim, neste ambiente digital, alunos e professores se tornam produtores e receptores de informação e compartilham conhecimentos através da web. Nesse contexto o aluno deixa de ser passivo, gerando possibilidades de interação e produção de conhecimento em colaboração, onde o professor passa a ser orientador no processo de ensino-aprendizagem, pois alunos e escolas sem acesso contínuo às redes digitais estarão excluídos da aprendizagem atual, através das convergências das mídias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário