terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Metodologia da Pesquisa Cientifica.


1 - Que importância a pesquisa tem para a educação e para a prática pedagógica?
Sabemos que na área da Educação o processo de ensino-aprendizagem passa por constantes atualizações, numa troca de reflexão e saberes contínuos, onde o professor deve buscar conhecimento e atualização a fim de aperfeiçoar sua prática pedagógica através de pesquisas nas diversas áreas do conhecimento. Sendo assim, essa atualização do professor é possível através de estudos, pesquisas e dedicação, ou então, voltamos á concepção tradicional, em que o professor domina fatos e conhecimentos adquiridos nos livros didáticos e os alunos como receptores passivos dessas informações acabadas.

2 – Há diferença entre essa modalidade de pesquisa pedagógica e outras?
Todas as modalidades de pesquisas têm como finalidade a busca pelo conhecimento e a investigação. Na pesquisa pedagógica é preciso envolvimento, dedicação e reflexão na contribuição para um ensino de melhor qualidade. O professor determina a realidade a ser pesquisada, compartilhando conhecimentos e desenvolvendo habilidades e competências na busca pelo saber.
Existem diferenças entre as diversas modalidades de pesquisas, mas também existem características em comum entre elas. Sendo assim, existem as diferenças quantitativas, que são baseadas na coleta de informações com resultados precisos, e qualitativas de caráter exploratório e participativo, mas ambas são essenciais na pesquisa pedagógica que deve ser sistematizada, não ser casual e estar sempre baseada em teorias contemplando as diversas áreas do conhecimento, como um meio de construção desse conhecimento.

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